Você sabe o que é inteligência emocional?
Segundo a psicologia, é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos. Mais especificamente, é como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las.
Mas, além de saber o significado, você sabe lidar com suas emoções e sentimentos?
Sabe aqueles dias que você está triste, chateado, irritado, em ponto de ebulição? É um momento normal e absolutamente todo mundo passa por ele, mas a inteligência emocional vai te ajudar a administrá-lo, te levar ao ponto de entender e separar suas emoções e sentimentos. O que influencia diretamente no seu rendimento e produtividade.
Há uma frase muito popular e muito real. Ela diz que “você é contratado por suas habilidades técnicas e permanece por seu comportamento.”. É preciso aprender a administrar seus ânimos para desenvolver um bom relacionamento, descobrir seus gatilhos, separar suas emoções, entender exatamente onde você está, até onde suas emoções podem ir e o momento da sua razão falar mais alto, tendo sempre em mente que o autocontrole é seu guia mais sábio.
Aprender esse controle vai te trazer para uma vida e rotina bem mais leves, onde você vai ter mais jogo de cintura para lidar com as situações e assim os acontecimentos terão menos impacto para você. Pense como uma barreira de proteção, antes dela temos uma visão ampliada de todos os ocorridos, tudo tem um impacto grande sobre nós e nosso emocional, que fica sobrecarregado.
Quando você encontra esse equilíbrio, passa a ver as coisas em proporções reais, entender o que pode te afetar e o que não vale tanto assim o seu estresse.
Esse é um assunto amplo, que gostaríamos de abordar com você, para ajudar na sua convivência, onde quer que você esteja.
Agora que entramos no assunto, gostaria de te indicar alguns materiais que vão te ajudar a entender melhor a respeito e te desenvolver.
Neste link, a FIA, Fundação Instituto de Administração, aborda o assunto e dá 7 passos que vão te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional: Clique aqui
Temos também um teste, que vai te ajudar a entender mais onde você precisa desenvolver. Clique aqui para baixar o teste.